18 de fev. de 2003


Ja sei namorar, ja sei beijar de língua agora só nos resta plagiar ... .




Parece que acharam semelhanças nas melodias despojadas dos Tribalistas com outras músicas institucionalizadas. Segundo o Jornal da Tarde, Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes estăo sendo acusados de plágio com a cançăo Já Sei Namorar, do disco lançado no final de 2002.

A suposta cançăo originária seria Family Affair, do There's a Riot Goin' On, do grupo americano Sly & The Family Stone. E năo é uma música qualquer, já que ficou cinco semanas no topo da parada dos EUA em 1971, se deu muito bem também nas paradas inglesas e foi reeditada em versăo dance em 1987.

O processo partiu, segundo a gravadora que detém os direitos dos fonogramas da banda soul no Brasil, a Sony, diretamente da matriz, nos EUA. A EMI ainda năo foi comunicada formalmente.

Năo é incomum este tipo de processo. Coincidęncias musicais no mundo pop acontecem todos os dias, mas existe um procedimento que determina a quantidade de compassos em uma música para ela ser considerada definitivamente um plágio de outra.

Taqueospa meu ... o disco Tribalistas está repleto de melodias simples, quase como temas de cançőes infantis que năo saem da cabeça nem depois de adulto. Săo raros os compositores que conseguem simplificar uma melodia e năo cair na armadilha de ter seu tema comparado com um outro já gravado. Só esses mala mesmo para conseguir tal façanha ... ficar anos trancafiado num estúdio hora na Bahia hora no Rio de Janeiro e ainda copiar cançőes já existentes ... perderam a noçăo seus "Tretalistas."